Webmail ME-UFRJ

Protocolos Assistenciais

Informação ao Cidadão

Login



Acesso à Informação

Ouvidoria UFRJ

Twitter ME-UFRJ
Visitantes
Temos 32 visitantes online
Próximos Eventos
Sem Eventos

Divisão Médica

Divisão Médica

A Divisão Medica é composta pelos Serviços de Obstetrícia, Neonatologia, Anestesiologia e Medicina Fetal.


Dr. Jair Roberto da Silva Braga

Diretor da Divisão Médica
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Serviço de Obstetrícia

O Serviço de Obstetrícia tem atuação em diversos setores e presta assistência médica às pacientes internas (centro obstétrico e alojamento conjunto) e externas (emergência, consultas e exames agendados).

A equipe médica do Serviço de Obstetrícia, além das atribuições de assistência ao paciente, exerce função de preceptoria à Residência Médica de Ginecologia-Obstetrícia e ao Alunado da Faculdade de Medicina da UFRJ presentes em todos os Setores da Maternidade.

Serviço de Neonatologia

O Serviço de Neonatologia presta assistência aos pacientes nascidos na Maternidade Escola até completarem 28 dias de vida, tendo como setores de atuação o Alojamento Conjunto, a sala de partos, a Unidade Intermediária Convencional, Unidade Intermediária Canguru e a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. Além dos setores de internação existe o setor ambulatorial com consultas de seguimento dos pacientes oriundos da Maternidade.

O serviço também conta com o apoio regular de alguns especialistas tais como: cardiologista pediátrico, cirurgião pediátrico, radiologista pediátrico, oftalmologista e infectologista pediátrico.

A equipe exerce atribuições de assistência e preceptoria à Residência Médica de Pediatria e ao Alunado da Faculdade de Medicina da UFRJ.

Serviço de Anestesiologia

O Serviço de Anestesiologia tem atribuições na área  assistencial, de preceptoria de Residência Médica em Anestesiologia e de preceptoria do Internato da UFRJ.

A atividade assistencial é realizada no Centro Obstétrico, através do acompanhamento interdisciplinar do trabalho de parto, realizando analgesia de parto e anestesias para cirurgias obstétricas ou neonatais eletivas e emergenciais nas salas cirúrgicas.

A equipe também atua na enfermaria (pacientes internadas) e ambulatórios, realizando avaliação pré-anestésica,  elaboração do atendimento no período do parto de casos mais complexos e na avaliação pós-operatória, em especial  a analgesia pós-operatória e complicações anestésicas.


Serviço de Medicina Fetal

O Serviço de Medicina Fetal, em conjunto com o Serviço de Obstetrícia e Neonatologia, é responsável pela avaliação e acompanhamento fetal das gestantes atendidas no ambulatório, setor de emergência e setor de internação, atuando especialmente nos ambulatórios de patologias fetais, gestação gemelar e rastreio de 1o trimestre.

São realizados exames de ultrassonografia/doppler em Obstetrícia e Ginecologia, ultrassonografia transfontanela, ecocardiografia fetal e neonatal, cardiotocografia e procedimentos invasivos de Medicina Fetal.

Além das atribuições assistenciais, a equipe realiza a supervisão dos residentes dos programas de Obstetrícia, Radiologia, Medicina Fetal, Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia e preceptoria dos internos da UFRJ.