Webmail ME-UFRJ

Protocolos Assistenciais

Informação ao Cidadão

Login



Acesso à Informação

Ouvidoria UFRJ

Twitter ME-UFRJ
Visitantes
Temos 39 visitantes online
Próximos Eventos
Sem Eventos

Divisão de Enfermagem

Divisão de Enfermagem

A Divisão de Enfermagem (DIVENF) é responsável por coordenar, supervisionar e controlar as atividades assistenciais de enfermagem nos diversos setores da Maternidade,  assim como atividades desenvolvidas nos campos de ensino, pesquisa e extensão. Integram a DIVENF três assessorias: técnico-assistencial, administrativa e de ensino.

 

Missão

“A equipe de enfermagem da instituição tem como missão prestar uma assistência integral, holística e humanizada à mulher e ao recém-nascido durante o ciclo gravídico-puerperal, bem como gerar novos conhecimentos na área de enfermagem materno-infantil.”

 

Responsável:

Ana Paula Veira dos Santos Esteves
Diretora de Enfermagem da Maternidade Escola da UFRJ
Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde Perinatal da Maternidade Escola da UFRJ
Enfermeira Obstétrica
Mestre em Enfermagem pela UNIRIO
Doutoranda em Bioética pela UFF UFRJ FIOCRUZ e UERJ
http://lattes.cnpq.br/0811801303654789
E-mail:: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Contato: (21) 2556-9368 ou (21) 2285-7935 R. 241



Assessoria Técnico-Assistencial de Enfermagem

A assessoria técnico-assistencial da DIVENF norteia as atividades relacionadas aos profissionais da equipe de enfermagem, operacionalizando as diretrizes do Sistema Único de Saúde, delimitando as atribuições da equipe de enfermagem junto à equipe multidisciplinar, em prol da qualidade da assistência à saúde da mulher e do recém-nascido.

Tem responsabilidade na integração dos setores, criação e cumprimento dos fluxos assistências desde o acolhimento durante a admissão do cliente à alta, garantindo a continuidade da assistência.

Dentre as atribuições específicas da assessoria técnico-assistencial em enfermagem estão:

- Participar ativamente do planejamento, organização e avaliação das atividades desenvolvidas pela equipe de enfermagem, fornecendo apoio técnico na elaboração, revisão e atualização dos procedimentos operacionais padrão (POP);

- Analisar e validar pareceres técnicos relacionados à notificação de eventos adversos relacionados à assistência de enfermagem;

- Elaborar, analisar e proporcionar melhoria dos resultados dos indicadores de qualidade assistenciais do serviço de enfermagem;

- Planejar e elaborar junto à assessoria de ensino em enfermagem, cursos de atualização, treinamentos e eventos internos e externos relacionados à área de enfermagem.

 

Assessoria Administrativa de Enfermagem

A assessoria administrativa de enfermagem atua na organização, centralização e controle das ações administrativas de enfermagem relativas à solicitação de provisão de insumos, equipamentos e serviços.

Faz parte do escopo de atividades dessa assessoria na instituição participar das seguintes atividades:

 

Tecnovigilância

Objetiva identificar, analisar e prevenir eventos adversos relacionados ao uso de equipamentos, materiais, artigos médico-hospitalares e produtos para diagnóstico in vitro.

 

Comissão de Padronização e Compras

Discussão dos encaminhamentos a serem dados às necessidades e solicitações de insumos, equipamentos e serviços requisitados pelos diversos setores da instituição.

 

Comissão de Licitação

Atua na avaliação de propostas de preço, análise de documentos durante o certame licitatório e análise técnica de material hospitalar das adesões de registro de preços.



Assessoria de Ensino de Enfermagem

A assessoria de ensino de enfermagem tem por finalidade promover o desenvolvimento contínuo dos profissionais de enfermagem para obter melhorias no desempenho, qualidade assistencial e avanços coletivos na área acadêmica da Enfermagem. Para tanto, fundamenta suas atividades de Educação Permanente nos pilares Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) garantindo consonância ética e política para o mundo do trabalho na Saúde Perinatal. Para impulsionar mudanças no exercício profissional, a Assessoria de Ensino tem como apoio o conceito de “ensino problematizador”, de modo a promover aprendizagens e produção de conhecimentos significativos.

O planejamento das estratégias, processos e monitoramento de ensino é feito a partir das necessidades de aperfeiçoamento no trabalho e dos objetivos institucionais de qualificação e fortalecimento do corpo assistencial da equipe de enfermagem.

 

Serviço de Enfermagem na Unidade Neonatal

A Unidade Neonatal é composta pela UTI Neonatal, Unidade de Recuperação Nutricional e Alojamento Canguru, cada um com sua especificidade.

A equipe do serviço de enfermagem neonatal tem como missão prestar uma assistência de enfermagem integral, holística e humanizada aos recém-nascidos gravemente enfermos ou de médio e baixo risco.             Participa também de atividades de ensino, pesquisa e extensão como campo de prática assistencial na área de enfermagem neonatal para os cursos de graduação, pós-graduação, extensão, atualização e aperfeiçoamento profissional, oferecendo a oportunidade de aprimoramento e desenvolvimento de habilidades e competências específicas.

Este serviço também integra a equipe multidisciplinar participando de atividades como as reuniões clínicas do setor, grupo de apoio às mães de recém-nascidos internados na Unidade Neonatal, reuniões da medicina fetal, acolhimento e musicoterapia.



Serviço de Enfermagem no Alojamento Conjunto

O Alojamento Conjunto é um sistema hospitalar em que o recém nascido sadio, logo após o nascimento, permanece ao lado da mãe, 24 horas por dia, em um mesmo ambiente, até a alta hospitalar, possibilitando a prestação de todos os cuidados de enfermagem, incluindo orientações sobre a saúde do binômio mãe-bebê.

A missão do serviço de enfermagem do alojamento conjunto é prestar uma assistência integral, holística e humanizada à díade mãe-bebê, durante sua estada na instituição, como foco no estabelecimento do vínculo afetivo entre a mãe e o recém-nascido, incentivo ao auto-cuidado e estímulo e promoção do aleitamento materno.

Como prática de enfermagem alternativa e humanizada, no Alojamento Conjunto os recém-nascidos são submetidos, após estabilização térmica e adaptação à vida extra-uterina, ao Banho de Ofurô. Essa prática consiste em um banho dado dentro de um balde próprio, com formato semelhante ao útero materno, com o recém nascido imerso em água morna e na posição vertical. Tal procedimento tem a finalidade de minimizar cólicas e tranquilizar o recém nascido, levando a um relaxamento através da estimulação das lembranças intra-uterinas.

 

Serviço de Enfermagem no Centro Obstétrico

O serviço de enfermagem do Centro Obstétrico segue protocolos obstétricos com procedimentos operacionais padrão (POP) e indicadores de qualidade de enfermagem com a missão de assegurar um padrão de qualidade.

Estão incorporadas pela equipe condutas humanizadas e acolhedoras como: a aplicação de métodos não-farmacológicos para alívio da dor durante o trabalho de parto, a promoção do aleitamento materno e contato pele-a-pele com a mãe na primeira hora após o nascimento, o estímulo da participação do acompanhante no evento do nascimento e nos cuidados com o recém-nascido.

 

Serviço de Enfermagem da Emergência Obstétrica e Classificação de Risco

A sala de admissão (emergência obstétrica) é a porta de entrada da instituição, atendendo uma demanda espontânea e referenciada de forma humanizada e acolhedora de toda clientela que busca atendimento.

O serviço, estruturado para realização de atendimento de emergência contínuo nas 24 horas é prestado por uma equipe de enfermagem qualificada e com um olhar diferenciado para assistência perinatal.

 

Acolhimento e classificação de risco

No intuito de otimizar o fluxo dos atendimentos de emergência obstétrica, o acolhimento é realizado por enfermeiros treinados, e segue um protocolo assistencial de classificação de risco estabelecido com base nos pressupostos do programa rede cegonha. Por meio deste instrumento, a clientela é previamente avaliada por este profissional de enfermagem que é responsável pela triagem de acordo com a gravidade do caso e encaminhamento para o atendimento médico.

 

Serviço de Enfermagem do Ambulatorio

O serviço de enfermagem do ambulatório desempenha uma assistência diferenciada a clientela que ingressa no pré-natal, através de grupo de ações educativas, consultas de enfermagem direcionadas as gestantes com diabetes e retorno a sala de amamentação.

Dentre as atividades de enfermagem do ambulatório da instituição estão:

Acolhimento

O acolhimento é realizado por enfermeiros qualificados, visando traçar o perfil da clientela assistida a fim de direcioná-la para assistência pré-natal adequada as suas especificidades.

 

Grupo de ação educativa

Após as consultas de acolhimento, a ação educativa é realizada pela equipe multiprofissional com todas as gestantes que ingressaram no pré-natal da Maternidade Escola, proporcionando orientações sobre: normas e rotinas da instituição, direitos e deveres das gestantes, nutrição adequada e orientações sobre o trabalho de parto.

 

Sala de amamentação

A sala de amamentação é uma proposta da equipe de enfermagem do ambulatório que visa atender todos os binômios mãe-bebê, após a alta hospitalar. Os objetivos da consulta de enfermagem na sala de amamentação incluem fornecer orientações, incentivar e promover o aleitamento materno exclusivo, além de monitorar o desenvolvimento e crescimento do recém nascido.

 

Programa de diabetes mellitus

Após a consulta de nutrologia, as gestantes diagnosticadas com diabetes mellitus são encaminhadas para consulta de enfermagem no intuito de receber orientações e esclarecer dúvidas sobre o monitoramento glicêmico e administração de insulina, além de estimular e promover o autocuidado.

 

Serviço de Enfermagem da Central de Material e Esterilização

A equipe de enfermagem da CME é responsável pela limpeza, preparo, esterilização, controle e armazenamento dos materiais passíveis de reprocessamento, utilizados pelos profissionais que prestam assistência a clientela da Maternidade.

A missão do serviço de enfermagem em CME é proporcionar à clientela e equipe de profissionais de saúde, através do comprometimento, profissionalismo e controle de qualidade, segurança na submissão e execução dos procedimentos onde seja necessária a utilização de material esterilizado.